11 de Março: Japão um ano depois

O terremoto e tsunami ocorrido na região de Tohoku no dia 11 de Março de 2011, foi a maior tragédia natural ocorrida no Japão e o quarto maior do mundo. Ainda gerou a grande crise nuclear por conta da usina de Fukushima, que ainda hoje não está resolvida.

A tragédia somou cerca de 20 mil mortos e desaparecidos.

Durante todo este ano que passou, o Japão todo sofreu muito com as consequências deste desastre.

Economia




As exportações japonesas foram duramente afetadas. Diversos setores da indústria tiveram de interromper suas atividades porque não dispunham de componentes fornecidos por empresas instaladas na região devastada.

O país caiu para o terceiro lugar em potência mundial, sendo ultrapassado pela China



Política



O sistema político japonês tem sido parcialmente incapaz de responder aos desafios gerados após o 11 de março, principalmente ao que se refere a usina nuclear situada em Fukushima, duramente atingida pelo tsunami . A população segue cada vez mais preocupada com as reais condições da usina.
.
O governo continua a patinar na questão fiscal. Foi aprovado o 4º orçamento extra no valor de US$ 32,9 bi, para reconstrução das áreas afetadas e muitas leis tem sido modificadas no intento de cobrir este buraco na economia japonesa.

Lixo




Não há lugar para todo o entulho deixado pelo tsunami, as autoridades japonesas ainda discutem o que fazer com o lixo.

Cerimônias tem sido realizadas para lembrar o acontecimento, que vai completar um ano no próximo domingo.

O Japão revive um momento de luto, levado pelas redes televisivas, que passam e repassam cenas da tragédia em todos os noticiários e programas especiais.

No entanto a igreja do Senhor Jesus tem experimentado um crescimento nunca antes visto em solo nipônico. Em todas as regiões existem relatos do crescimento da igreja.

Muitas pessoas foram embora com medo da radiação e de um futuro terremoto equivalente a esse, mas Deus manteve um povo fiel.

A garra e o espírito esperançoso ainda paira no Japão, todos estamos vendo, vivendo e vivenciando este período de preocupação, instabilidade e turbulência, mas também de alegria em ver que o Japão não morreu com o tsunami e temos todos lutado para que este país se erga novamente.

GAMBARE NIPPON! (força, Japão!).

Cintia Kaneshigue, editora do blog Vivendo a Última Hora, colabora com UBE Blogs - União de Blogueiros Evangélicos.
www.uebeblogs.net

Comentários